[Resenha] Um passeio no jardim da vingança – Daniel Nonohay @NovoSeculo

um_passeio_no_jardim_da_vingan_a

Um Passeio no Jardim da Vingança

Autor: Daniel Nonohay

Editora: Novo Século

Data da publicação: 10/2016

Páginas: 301

Gênero: Ficção Científica, Suspense e Mistério

Skoob

Literatura, tecnologia, drogas, sexo, religião e conspiração

Um Passeio no Jardim da Vingança, ficção científica passada em Porto Alegre, mistura suspense e múltiplas linhas temporais

Seja bem-vindo ao nosso futuro! As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais. Vamos acompanhar a história de Ramiro, um advogado de meia-idade, drogado, rico e sem objetivos, que tenta dar algum sentido a sua vida, após quase ser morto. Em meio à luta para retomar o controle do seu Escritório, que havia abandonado aos sócios, descobre um segredo que poderá destruir a todos os que o rodeiam e coloca a sua vida em risco. Um passeio no jardim da vingança é um caleidoscópio de anti-heróis em um mundo onde a tecnologia aumentou dramaticamente as nossas potencialidades, mas não nos tornou livres da própria natureza humana.

***

Muita gente acredita que no futuro haverá robôs humanoides, carros voadores e até a possibilidade de teletransporte. No livro Um Passeio no Jardim da Vingança, do juiz do trabalho Daniel Nonohay, estes são apenas sonhos distantes. As grandes cidades estão divididas entre zonas vigiadas e periferias. As drogas, controladas e distribuídas por laboratórios, estão por todos os lados, além de implantes cibernéticos que aumentam a memória das pessoas.

Na história, Ramiro de Souza Braga é um advogado com a conta bancária cheia, mas a vida completamente vazia. Ele nasceu no interior de Porto Alegre em uma família modesta, que o ajudou a entrar no curso de Direito, tendo se destacado rapidamente na profissão. Durante este tempo, viciou-se em drogas e conheceu Rogério, um jovem inconsequente, mas de uma família riquíssima. Desta amizade surgiu uma parceria promissora entre os dois, que juntos abriram um escritório de advocacia.

“Passei a viver em duas fases. Ligava de manhã com a meta e desligava à noite com a heroína. Finais de semana eram livres; tomava qualquer uma, dependendo do programa.”

Anos depois, bem casado e sócio de uma grande empresa na capital gaúcha, Ramiro demonstrava-se apático com o que tinha, até sofrer um acidente gravíssimo e misterioso. Isso o faz repensar sua vida. Engajado no objetivo de mudar, o advogado busca retornar à ativa no escritório, mas é impedido pelos sócios. Frustrado, ele planeja uma vingança e descobre segredos comprometedores e extremamente perigosos. 

A única maneira que ele encontra para continuar vivo é sua capacidade de utilizar os dois implantes no cérebro, que estendem a sua capacidade de memória e lhe permitem acesso direto à “rede”. A partir disso, Ramiro vive uma jornada contra o tempo e a favor da própria sobrevivência, experimentando na pele que confiar em qualquer pessoa pode se tornar uma ameaça.

“Não se pode ser amigo de quem você não respeita. Você pode sentir pena, piedade, compaixão. Pode até mesmo amar a quem não respeita. Mas não pode ser amigo. Eu não era mais amigo de Rogério. Pensando bem, eu não seria meu amigo também.”

Dividido em duas partes e com diversas linhas cronológicas, Um Passeio no Jardim da Vingança se passa em Porto Alegre. Trata-se de uma obra intrigante e obscura, repleta de teorias e conspirações que irão surpreender a cada página.

Resenha

Antes de começar esta resenha gostaria de dizer, QUE CAPA FANTÁSTICA! Estou encantada pela diagramação deste livro. Edição, revisão, tudo impecável. A Editora Novo Século realmente está de parabéns.

Outra vez a literatura brasileira me surpreende. O juiz do trabalho Daniel Nonohay é mais um escritor brasileiro que entra para a minha lista de favoritos. Desenvolveu o livro com tamanha maestria que me vi sugada pela trama e ansiosa por cada desfecho. Realmente uma leitura de tirar o fôlego. Apesar de ser fã de carteirinha do gênero romance melosos, e o livro apresentar um romance despretensioso, curti cada página e apreciei muito a forma como o autor amarrou todas as pontas e finalizou a trama.

Apesar do mistério, suspense e ficção científica, o autor idealizou um futuro que é possível imaginarmos na vida real. Acredito que este tenha sido o ponto alto do livro, imaginar que aquilo realmente é possível.

Devorei o livro e não consegui largar até terminá-lo. Os personagens são muito bem construídos e com “ingredientes” na medida certa.

Se você é fã de ficção científica tá esperando o quê para ler este livro?!?!

Por Viviane Gonçalves

Sobre o autor

daniel-nonohay

Daniel Souza de Nonohay, nasceu em 1973 e mora em Porto Alegre. É casado e pai de duas filhas. Juiz do trabalho, escreveu o seu primeiro romance à mão, em dois cadernos pautados, quando tinha 17 anos. É autor de artigos técnicos, na área do Direito, e políticos que foram publicados em livros, jornais e sites. Organizou livros de coletâneas. É colorado. Atuou como professor e é pós-graduado em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário. Foi Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho do Rio Grande do Sul. Atualmente, aproveita cada segundo livre para escrever, a sua grande paixão (depois, é claro, das “suas mulheres”).

Para mais informações ⇒ www.gruponovoseculo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s