[Resenha] A Fila – Ana Esterque @Chiado_Editora

htrvc_jl

imagem_release_791338

 

A Fila – Ana Esterque

 

Mesclando elementos da vida com a imaginação, A Fila é um conjunto de contos que retrata questões polêmicas da sociedade numa reflexão ora angustiante, ora bela.

Skoob

Olhava o minúsculo corte e a delgada linha de sangue que vagarosamente se expunha sobre o dedo, logo abaixo de sua unha colorida em vermelho. ´Vermelho rústico´, conforme havia dito a manicure no início da semana. As frutas vermelhas, as unhas em vermelho rústico, o dedo levemente ferido. O corpo rústico como a cor do esmalte? A condição humana era exposta e escancarada em um simples corte de um milímetro no dedo! Lembrou-se, inexplicavelmente, da existência da alma. E a alma, que de rústico nada tem, e mais parece vapor, éter, e voa, voa.

O livro A Fila é composto por 10 narrativas, permeadas por temas polêmicos – como incesto e violência contra a mulher. Além disso, as histórias levam o leitor a uma reflexão sobre o vazio e a delicadeza da alma.

Resenha

Conto é aquele texto que corre em poucas linhas e em alta velocidade narrativa, capaz de nocautear o leitor com seu impacto dramático concentrado.

– Júlio Cortazar (1914-1984)

O tamanho não é o que faz mal a este gênero de histórias. É naturalmente a qualidade; mas há sempre uma qualidade nos contos que os torna superiores aos grandes romances, se uns e outros são medíocres: é serem curtos.

– Machado de Assis (1839-1908)

Como se vê, escritores de peso já tentaram desvendar este gênero literário caracterizado pela pequena extensão. O conto é um dos tipos de textos mais antigos e versáteis da Literatura. Há o conto de fadas, o conto maravilhoso, o conto fantástico, etc… Em todos eles, o narrador, por meio de descrições das personagens, do cenário, do tempo, conduz o conflito que, rapidamente, se desenvolve e caminha para seu final, surpreendendo o leitor.

Ana Esterque se monstra uma grande observadora, captando com maestria o universo ao seu redor. Ela consegue prender o leitor do início ao fim e ainda os deixa com um gostinho de quero mais. A Fila, traz contos escritos em Zurique, Santiago de Compostela e São Paulo.

O meu conto favorito foi justamente o primeiro conto – A Fila. Narrado do ponto de vista de uma criança chamada Natasha, que acaba sozinha em uma fila à espera de um refrigerador para sua família. Ela se assusta com o comportamento das outras pessoas, em uma situação em que todos visam o beneficiamento próprio. Ela sente o peso da solidão, do abandono e do descaso de pessoas endurecidas pela crueldade da escassez.

“Os portões de ferro foram abertos. Um por um a menina os escutou. Depois foram frases soltas e palavrões em gritos; esbarrões, pontapés, empurrões. O povo já não respeitava a fila. Comprimiam-se todos defronte às grades abertas, agitando os documentos para o alto, pois urgia realizar o cadastro com os homens fardados.”

Já o conto “O Matador” foi o mais indistinto e, por conta dele o livro não foi perfeito em minha opnião.

Os demais contos abordam assuntos delicados como: estupro, violência, egoísmo, individualismo, desvalorização da mulher, e outros.

A leitura é um pouco lenta, traz uma linguagem pouco conhecida, mas os temas polêmicos e as críticas surpreendem. Recomendo para aqueles que gostam de temas reflexivos e são apaixonados por contos.

Sobre a autora
Ana Esterque nasceu em São Paulo, em 1977. É formada em Jornalismo, mas a escrita literária sempre fez parte de sua vida – questão de vocação. Em sua escritura, utiliza-se de lápis, computador, livros e música. Equilibra a criação literária com uma rotina doméstica comum. Além de A Fila (contos), é autora do livro O amor não serve para nada.
Por Viviane Gonçalves
Ficha técnica

12032781_10153792636103287_2093014784419471937_o

Para mais informações acesse ⇒ www.chiadoeditora.com

Anúncios

Um comentário sobre “[Resenha] A Fila – Ana Esterque @Chiado_Editora

  1. Pingback: Ana Esterque A FIla no blog La Luna Literária - Ana Esterque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s