[Resenha]Sob Pressão – Márcio Maranhão – Editora Foz

download

Ficha Técnica:
Editora: FOZ Impressos e Digitais Ltda.
Autor: Márcio Maranhão.
Páginas: 160.
Ano: 2014.

 

Sinopse:

Li o depoimento corajoso, revelador e comovente de Márcio Maranhão, no texto fascinante de Karla Monteiro, com um nó na garganta, o coração aos pulos e as mãos buscando pedras para quebrar vitrines. Não, não, eu sei. Vitrines são inocentes e o gesto, inútil. Não devo responder assim aos crimes perpetrados contra a saúde pública. É que meu sentimento de revolta não cabe num parágrafo. Resistir é preciso. Por a boca no mundo, como o autor, e operar o Brasil de peito aberto sem anestesia. Tratamentos conservadores esgotaram-se, enredados em cumplicidade corrupta e ineficiência criminosa. A mudança inadiável pode começar com um livro. Este. Doutor Márcio merece nossa gratidão e todas as homenagens, sintetizadas talvez numa estátua. Entretanto, tenho certeza de que ele preferiria que o Estado apenas cumprisse seu dever, respeitando os médicos e os demais profissionais da saúde, os cidadãos e seus direitos ao atendimento digno, público e universal. Sua assinatura formalizou a renúncia, mas, aqui, endossando este livro, lança-o de volta ao olho do furacão. Não desista. Precisamos de sua lucidez, integridade, competência e compaixão. Este livro marca seu retorno ao serviço público agora pela força incomparável das palavras.- Luiz Eduardo Soares (Antropólogo, cientista político e escritor)
Resenha:
Nas linhas dessa obra, não há como não se comover com essas pessoas cujas vidas se esvaem dia após dia nos corredores dos hospitais e pronto-socorros em todo país.Para toda a sociedade deveria ser obrigatória a leitura desse livro, porque é apenas incorporando esse sofrimento que nós teríamos uma melhor dimensão dessa tragédia.
Nas páginas você sente a emoção e a urgência nas palavras do Doutor Márcio narrando a triste realidade de guerra que nós temos em nossos hospitais e os jogos de interesses políticos que custam as vidas de milhões de conterrâneos todos os anos. Mais do que uma crítica o livro apresenta a ótica de quem estava na linha de frente do sistema público de saúde revelando as falácias dos agentes políticos que dissimulam os fatos quase que tocáveis que o livro apresenta a nós.
Infelizmente esse livro nunca se tornará um “best-seller” porém moralmente deveria ser.
Mais que recomendado.
Nota 5/5
Por Johe
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s