[Resenha Livro + Filme] O Melhor de Mim – Nicholas Sparks

[Livro]

Título Original: The best of me
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2012

Sinopse

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo – e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

___

Dawson Cole é um homem de 42 anos que sofreu um acidente no trabalho e inexplicavelmente sobreviveu. O que o leva a se perguntar qual o sentido da sua vida. Ele cresceu em uma família de criminosos e tudo o que ele desejava era estudar e ser diferente de todos à sua volta. Era rapaz pobre porém com um caráter impecável. Dawson faz de tudo para se afastar de sua família e encontra no solitário mecânico Tuck Hostetler um amigo verdadeiro que lhe ajuda a enfrentar seus problemas.

Amanda Collier é mulher linda e atraente que vive uma fase complicada em seu casamento ao lado de um marido alcoólatra e está tentando superar a perda de um ente querido. Ela nasceu em uma família nobre e tem um coração generoso. Em sua adolescência se vê atraída pelo tímido garoto Dawson e após se aproximarem os dois acabam perdidamente apaixonados. Um amor forte o suficiente para fazer Amanda e Dawson sonharem com um futuro juntos e feliz. Porém a família dela é contra o seu relacionamento por conta do histórico criminal dos Cole. E após uma tragédia Dawson decidi que é melhor eles seguirem caminhos diferentes.

Anos mais tarde, Dawson e Amanda voltam a se encontrar quando Tuck falece e deixa um testamento em nome dos dois. E neste reencontro que dura um final de semana, eles irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Talvez seus destinos mudem para sempre, talvez a vida agora faça sentido.

O autor conseguiu se superar com essa trama narrada em terceira pessoa. Se você ainda não leu esse livro vai achar que ele é mais um clichê. Mas se me permite lhe dar um conselho, leia este livro pois é impossível não se surpreender e se emocionar.

Nicholas Sparks é sem dúvida um dos meus escritores favoritos. Ele tem um jeito especial de construir personagens fortes e contar histórias que nos emocionam. Esse é realmente um dos livros mais lindos que já tive o prazer de ler.

E ao terminar eu estava chorando de soluçar. Foi uma mistura tão intensa de sentimentos pois a cada página Nicholas Sparks vai nos revelando um pedacinho da história, então hora eu me vi suspirando com o amor entre eles, hora eu me vi com raiva e ódio com as reviravoltas da trama, hora eu estava sem fôlego e com o coração apertado ao imaginar como tudo poderia terminar. Enfim, é um livro maravilhoso e ao terminar me vi com aquela ressaca literária e fiquei analisando a minha vida, pensando em quantas oportunidades perdemos, quantas chances desperdiçamos e quanto tempo gastamos sem nos dar conta que o “relógio da vida” não para e que temos que valorizar cada segundo ao lado da pessoa que amamos.

Leia este livro, dê uma chance a si mesmo de conhecer um amor verdadeiro e compreenda de uma vez por todas porque Nicholas Sparks é um escritor aclamado mundialmente.

Nota: 5/5 estrelas

_____________

[Filme] O Melhor de Mim

Ano: 2014
Data de lançamento: 15 de outubro (Reino Unido) e 30 de outubro (Brasil)
Direção: Michael Hoffman
Duração: 118 minutos
Música composta por: Aaron Zigman
Roteiro: Will Fetters, J. Mills Goodloe, Michael Hoffman
Elenco: James Marsden, Michelle Monaghan, Liana Liberato, Luke Bracey, Sebastian Arcelus entre outros.

Sempre que leio um livro e me apaixono por ele fico empolgada e receosa quando descubro que o mesmo será adaptado. Empolgada porque desejo reviver as emoções que senti ao ler e receosa porque tenho medo de estragarem um dos meus livros favoritos. Então imaginem o meu susto ao ler críticas tão negativas quanto as que estão sendo publicadas sobre o filme por aí.

Apreciei demais a atuação dos atores, performances entregues por Marsden, Monaghan, Liana Liberato e, especialmente, o jovem ator australiano Luke Bracey que interpretou o papel do tímido Dawson em sua adolescência foi o ponto mais positivo do filme. Com fotografia perfeita, drama e romance na medida certa os fãs de Sparks de plantão sairão suspirando do cinema.

É claro que o livro é melhor como na maioria das vezes. Porém comparando ambos, as pequenas mudanças que houveram no filme não comprometem a trama abordada no livro.

Quero deixar registrado que o filme segue a mesma fórmula das outras adaptações de Nicholas Sparks. Então se você não curtiu filmes como “Querido John”, “Um Amor para Recordar”, “Diário de uma Paixão” e “Um Homem de Sorte” corra para longe deste filme pois ele é tão perfeito quanto.

Nota: 4/5 estrelas

 

Por Viviane Gonçalves

Anúncios

2 comentários sobre “[Resenha Livro + Filme] O Melhor de Mim – Nicholas Sparks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s