[Resenha] Mar da Tranquilidade – Katja Millay

Mar da Tranquilidade

Título Original: The Sea of Tranquility

Editora: Arqueiro
Número de páginas: 368

Sinopse

Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.
A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.
À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.
Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.

Sempre acompanho notícias sobre livros lançados fora do Brasil e The Sea of Tranquility estava sendo altamente recomendado lá fora. Quando soube que a editora Arqueiro iria publicá-lo no Brasil, foi realmente como um presente. Finalmente eu poderia ler o livro que tanto desejei.

Aos 15 anos Nastya Kashnikov teve sua vida interrompida por um trauma tão profundo que a fez perder a voz, a esperança, os sonhos e até mesmo a sua família. Ela decide mudar de casa e de escola, desejando se esconder de tudo e de todos em sua nova rotina. Desaparecer é como um sonho para ela.

Josh Bennett tem um histórico de perdas em sua vida e a morte é como um campo de forças que automaticamente mantém as pessoas afastadas dele. A única pessoa que ousa estar próxima é o seu melhor amigo. Até que Nastya acaba se aproximando, invadindo e mudando tudo.

“As pessoas gostam de dizer que o amor é incondicional, mas isso não é verdade. E mesmo que fosse incondicional, o amor nunca é de graça. Sempre vem acompanhado de uma expectativa. Todo mundo sempre quer algo em troca. Tipo, querem que você seja feliz, ou o que for, e isso nos torna automaticamente responsáveis pela felicidade dos outros, porque eles não serão felizes a menos que você também seja. Você tem que ser quem eles pensam que tem que ser e se sentir do jeito que eles pensam que tem que se sentir, porque eles amam você. E quando você não consegue dar o que eles querem, eles ficam infelizes, e aí você também fica infeliz e todo mundo fica infeliz. Eu só não quero ter essa responsabilidade“.

Alternando dois pontos de vista em primeira pessoa, Nastya e Josh vão se abrindo aos poucos e conforme seus segredos foram sendo revelados me vi sendo sugada para a incrível e comovente história.

Katja Millay escreveu esse livro com tamanha sensibilidade e grandiosidade que tive meu coração despedaçado e ao mesmo tempo cheio de esperança.

Considerado um dos melhores Young Adults dos últimos tempos é altamente recomendado aos leitores desse gênero. Já eu, recomendo esse livro para aqueles que ousam se colocar no lugar do próximo e para aqueles que sonham com o Mar da Tranquilidade.

Nota: 5/5 Estrelas

Sobre a autora:

Katja Millay cresceu na Flórida e se graduou no curso de Produção para Cinema e TV na Tisch School of the Arts, em Nova York. Ela trabalhou como produtora e professora de Roteiro e Cinema. Atualmente mora na Flórida com sua família. Mar da Tranquilidade é seu primeiro livro e foi eleito um dos melhores títulos de ficção de 2013 pelo School Library Journal.

Por: Viviane Gonçalves

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s